Quinta-Feira, 09 de Dezembro de 2021

Cadastre seu evento

SP – Sociedade Rosas de Ouro comemora hoje seus cinquenta anos de muita história e samba

18 de outubro de 2021

Cidades

Por Sidnei Louro Jorge Júnior

O dezoito de outubro é muito especial para  o mundo do samba, especialmente para os torcedores da tradicional Sociedade Rosas de Ouro, sete vezes campeã do carnaval de São Paulo, desfilando no grupo principal das agremiações carnavalescas paulistas.

Sociedade Rosas de Ouro – Fonte: https://sasp.com.br/mestre-sala-anuncia-saida-da-rosas-de-ouro/

Fundada no distante ano de 1971 na Brasilândia, por José Luciano Tomás da Silva, João Roque “Cajé”, José Benedito da Silva “Zelão”, Hernane Basílio, Ronaldo Gomes e Eduardo Basílio, teve este último como seu primeiro presidente até seu falecimento no ano de 2003, ocasião na qual foi sucedido por sua filha, Angelina Basílio, que até nossos dias preside a agremiação.

Sociedade Rosas de Ouro – Fonte: https://www.carnavalesco.com.br/rosas-de-ouro-demonstra-evolucao-na-parte-plastica-em-desfile-seguro/

O nome da agremiação foi inspirado numa condecoração instituída pelo Papa Gregório II que no ano de 730, para condecorar virtuosas princesas católicas, mandou confeccionar um buquê de Rosas de Ouro, que representava uma pequena roseira de ouro maciço.

A escola não tem nada a ver com o bloco/cordão carioca Rosa de Ouro citado na famosa marchinha da maestrina Chiquinha Gonzaga.

Sociedade Rosas de Ouro – Fonte: https://carnavalinterativo.com.br/blog/2020/02/25/confira-os-melhores-momentos-do-desfile-da-rosas-de-ouro-no-carnaval-2020/

O primeiro desfile da escola já aconteceu no mesmo ano de sua fundação, na época desfilando no grupo de terceira divisão do carnaval de São Paulo, quando apresentou enredo sobre o bairro onde fica sua sede.

Conquistando ótimos resultados, já no carnaval de 1975 estava desfilando no grupo principal das escolas de samba paulistas, grupo no qual desfila até hoje.

Sociedade Rosas de Ouro – Fonte: https://entretenimento.r7.com/carnaval-2019/sao-paulo/fotos/rosas-de-ouro-faz-desfile-em-homenagem-ao-povo-armenio-25082019

Os carnavais de 1983 e 1984 marcam o primeiro bicampeonato alcançado pela agremiação, apresentando os enredos “Nostalgia” e “A velha academia berço dos heróis” respectivamente.

Posteriormente nos anos de 1990, 1991 e 1992 a escola conquistou um tricampeonato com os enredos “Até que enfim… “o Sábado”, “De Piloto de fogão a chefe da nação” e “Non Ducor Duco”, qual é a minha cara?”.

Sociedade Rosas de Ouro – Fonte: https://g1.globo.com/sao-paulo/carnaval/2017/noticia/desfile-da-rosas-de-ouro-fotos.ghtml

O carnaval de 1994 também foi especial para a escola pelo fato de ter conquistado mais uma estrela para o seu pavilhão, quando apresentou enredo sobre a cantora Ângela Maria, com o título de “Sapoti” que foi desenvolvido pelo carnavalesco Tito Arantes, responsável por muitos desfiles da agremiação azul e rosa.

Na época uma polêmica deixou a homenageada fora do desfile da escola, que mesmo assim alcançou o topo do pódio.

Por fim, no ano de 2010, a Rosas de Ouro alcançou seu último campeonato no Anhembi paulista, apresentando o enredo “Cacau: um grão precioso que virou chocolate, e sem dúvida se transformou no melhor presente”, do carnavalesco Jorge Freitas.

Sociedade Rosas de Ouro – Fonte: http://carnavaln1.com.br/sp-no-carnaval-de-2010-a-rosas-de-ouro-encheu-o-anhembi-com-aroma-de-chocolate/

Aém desses sete campeonatos, a Sociedade Rosas de Ouro apresentou grandes desfiles, mesmo que não tenha vencido. Exemplo disso foi o desfile de 2005, quando apresentou o enredo “Mar de Rosas”, no segundo ano do carnavalesco Fábio Borges como carnavalesco da escola. 

O samba desse carnaval tornou-se inesquecível na mente dos amantes do carnaval paulista,  obra de autoria dos compositores Emerson de Paula, Osmar Costa, Dema de Deus.

“…Conta a lenda

Uma prova de amor, uma transformação

Afrodite chorou, derramou seu encanto

Uma rosa nasceu, o mar se perfumou

Um mundo pleno de vida, maravilhoso jardim

Sonho enfeitado, com flores e rubis…”

(Rosas de Ouro – SP – 2005)

Sociedade Rosas de Ouro – Fonte: https://www.galeriadosamba.com.br/espaco-aberto/topico/rosas-de-ouro-2005-mar-de-rosas/253438/

Considerando-se os últimos desfiles da escola, a melhor colocação alcançada foi no carnaval paulista de 2019, quando conquistou a terceira colocação com o enredo “Viva Hayastan!”, enredo esse desenvolvido pelo carnavalesco André Machado, numa homenagem à Armênia.

Sociedade Rosas de Ouro – Fonte: https://estacaoarmenia.com.br/50627/viva-hayastan-rosas-de-ouro-faz-um-desfile-emocionante-no-anhembi/

No último carnaval na capital de São Paulo, no ano de 2020, a agremiação apostou no enredo “Tempos Modernos”, que foi desenvolvido pelo carnavalesco André Machado, tendo a escola conquistado a sétima colocação, o que a deixou fora da noite das campeãs paulistas nesse carnaval.

Para seu próximo carnaval a escola apostou na contratação do carnavalesco carioca Paulo Menezes, que no último carnaval de São Paulo, dividiu o trabalho com o também carioca Paulo Barros, no comando do carnaval da Gaviões da Fiel.

O enredo anunciado é “Sanitatem”, que deverá abordar os rituais de cura, segundo divulgado pela escola.

Para esse carnaval da Roseira, o samba enredo escolhido é de autoria dos compositores Godoi, Luciano Godoi, Diego Nicolau, André Ricardo, Marcelo Adnet, Douglas Chocolate, Jacopetti, Cacá Mascarenhas, Liso, Antonio Júnior, Hudson Luiz e Andréia Araújo.

Grande é a programação anunciada pela escola para a comemoração desses cinquenta anos de fundação da Roseira, programação essa que pode ser conferida nas redes sociais da agremiação paulista.

Parabéns Rosas de Ouro…

Sucesso Roseira…

Por Sidnei Louro Jorge Júnior

Relacionados

© Copyright 2010-2020 - Carnaval N1

Bastidores, notícias, entrevistas, sorteios, vídeos, fotos sobre o carnaval do Brasil e do mundo.

Desenvolvido por: